O gerenciamento e a proteção de servidores físicos e virtuais têm mostrado comportamentos e soluções variadas entre os profissionais de TI, segundo uma pesquisa da Symantec - fabricante de softwares de segurança - com 127 participantes do VMworld, que aconteceu esta semana em Las Vegas (EUA).
O estudo mostra que 32% dos respondentes utilizam duas soluções de backup para proteger seus servidores físicos e virtuais.
Enquanto isso, uma única solução é utilizada por 52% dos entrevistados; 9% deles possuem até três tipos de backups para proteger dados, e outros 6% fazem apenas backup de servidores físicos.
Quase 30% dos entrevistados relataram que sua taxa de sucesso de backup em ambientes virtuais está abaixo de 60%. Apenas 10% dos respondentes indicaram que seus atuais softwares de gerenciamento de armazenamento vão ao encontro de suas necessidades de armazenamento para ambientes virtuais.
Um quarto dos participantes da pesquisa não utiliza ferramentas para gerenciar armazenamento em ambientes virtuais e 10% usam planilhas Microsoft. Daqueles que utilizam, 28% possuem disco, 16% fitas e 58% usam os dois métodos. A gestão de armazenamentos ocupa, em média, menos de 20% do tempo semanal para 50% dos entrevistados, e mais de 80% para 2% deles.
No caso destes entrevistados, as máquinas virtuais rodam, para 67%, em servidores de aplicações, SQL server (61%), base de dados Oracle (30%), aplicativos de mensagens (18%), SAP (13%), outros ERPs e sistemas CRMs (23%), e outros (20%).